O Túnel Vice-Presidente da República José Alencar, mais conhecido popularmente como Túnel da Grota Funda, é uma ligação através da serra de mesmo nome, que liga os bairros do Recreio dos Bandeirantes e da Vargem Grande à baixada de Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro.
A Philus participou da construção do Túnel da Grota Funda com o fornecimento de equipe e sistema de gestão para gerenciamento da implantação de sistemas (ventilação, energia (MT e BT), iluminação, CFTV, telefonia, comunicação, automação, instrumentação (CO, CO2, Opacidade, velocidade e direção de vento), telefonia de emergência, detecção e alarme de incêndio, combate a incêndio, sinalização semafórica, e painéis de mensagens variáveis, nos Túneis da Grota Funda (02 túneis de 1.100m com 3 pistas internas cada um).
Os serviços incluem:
Curiosidades:
Foram os primeiros túneis do Brasil a atenderem a Norma de Proteção Contra Incêndio em Túneis da ABNT NBR15661 de 07/2012. A perfuração das duas galerias do túnel levou 8 meses para ser concluída e foram consumidas 380 toneladas de dinamite.